sexta-feira, 29 de abril de 2011

Karma Yoga - De onde vem o conhecimento

Karma Yoga
Swami Vivekananda


Tradução e notas de Swami Krsnapriyananda Saraswati
(Todos os direitos reservados na forma da Lei)
Igs brasil
2001



1.2. De onde vem o conhecimento
Agora, mais uma vez, este "conhecimento", é inerente ao homem. Nenhum conhecimento vem de fora; todo ele está dentro. O que dizemos “um homem conhece”, deve, na estrita linguagem filosófica, ser o que ele “descobre” ou “desvela”; o que um homem “aprende” é realmente o que ele “descobre”, por retirar o que recobre sua própria alma, a qual é uma mina de conhecimento infinito.

Nós dizemos, Newton descobriu a gravidade. Estava ela localizada em algum lugar num canto esperando por ele?  Ela estava em sua própria mente; chegou o momento e ele a trouxe para fora. Todo o conhecimento que o mundo recebe vem da mente; a biblioteca infinita do universo está em sua própria mente. O mundo externo é simplesmente a sugestão, a ocasião, as quais configuram você para estudar a sua própria mente, mas o objeto de estudo é sempre sua própria mente. A queda da maçã deu a sugestão a Newton, e ele estudou a sua própria mente. Ele rearranjou todas as ligações anteriores de pensamento em sua mente e descobriu uma nova ligação entre ela, as quais nós chamados de Lei da Gravitação. Ela não está na maçã nem em alguma coisa no centro da Terra.
Isaac Newton

Todo o conhecimento, portanto, secular ou espiritual, está numa mente humana. Em muitos casos ele não é descoberto, mas permanece encoberto, e quando a cobertura é lentamente retirada, nós dizemos, “Nós estamos aprendendo!”, e o avanço do conhecimento é feito pelo avanço deste processo de descoberturamento (para variar de ‘descobrimento’, cujo sentido perdeu-se com o tempo, n.t.). O homem do qual seu véu está sendo levantado é mais conhecedor; no homem cujo véu permanece grosso é ignorante, e no homem no qual fora inteiramente retirado (o véu da ignorância) é onisciente, todo-conhecedor. Houve homens oniscientes, e, eu creio, haverá ainda; e haverá miríades deles nos ciclos que virão. Como o fogo numa pedra (de isqueiro), o conhecimento existe na mente; a sugestão é a fricção a qual o traz para fora. Então, com todos nossos sentimentos e ações – nossas lágrimas ou sorrisos, nossas alegrias e nossos sofrimentos, nosso choro ou nosso sorriso, nossas maldiçoes e nossas bênçãos, nossos enaltecimentos e nossas censuras – cada um destes nós talvez encontremos, se calmamente estudarmos nossos próprios egoísmos, trazidos para fora, de dentro de nós mesmos, por muitos golpes. O resultado é o que nós somos. Todos estes golpes tomados juntos são chamados Karma – trabalho, ação. Cada golpe mental ou físico que é dado para a alma é como se fosse golpear o fogo (na pedra de faísca), e pelo qual seu próprio poder e conhecimento são descobertos, é Karma; essa palavra sendo usada no seu largo sentido. Assim, nós estamos todos fazendo Karma o tempo todo. Eu estou falando para vocês: isso é Karma. Vocês estão escutando: isso é Karma. Nós respiramos: isso é Karma. Nós caminhamos: Karma. Tudo o que fazemos, física ou mentalmente, é Karma, e isso deixa suas marcas em nós.

____

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.