Karma Yoga
Swami Vivekananda
Tradução e notas de Swami Krsnapriyananda Saraswati
(Todos os direitos reservados na forma da Lei)
Igs brasil
2001
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Swami Vivekananda |
Nota introdutória
Este texto sobre Karma Yoga está baseado nas palestras que Swami Vivekananda deu em suas salas alugadas, na 228 W 39th Street, em dezembro de 1895, e janeiro de 1896. As aulas eram gratuitas. Geralmente, Swami dava duas aulas diárias, uma pela manhã e outra a noite. Este texto então foi organizado por um dos primeiros discípulos de Vivekananda, chamado Joseph Josiah Goodwin, constituindo-se nos excertos das anotações que aqui apresentamos.
Prolegômenos
Este presente texto de Swami Vivekananda inaugura uma série de estudos breves sobre o Vedanta, tendo em vista afastar de modo definitivo o fantasiar que vemos na internet, tanto em torno do tema como do autor em si. Já faz um bom tempo que as palestras que aqui transcrevemos foram proferidas; quase todas datadas do início do século XX. Isso quer dizer que já se passaram mais de 100 anos que foram dadas de forma gratuita para o povo da língua inglesa. Esta é a primeira tradução feita em Português de forma acadêmica, dentro do padrão universitário, e por alguém da área da Filosofia Clássica, e pertencente a quarta ordem no Brasil. Trata-se de um texto filosófico, proferido por um filósofo, e não por um alienado religioso ou místico procurando demonstrar este ou aquele 'poder'.
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Swami Krsnapriyananda |
Na verdade, um seguidor sério do Vedanta não declara nenhum poder, a não ser o da humildade em saber que está na busca pela Verdade, e servindo seu Guru. Aqui não há nada de místico ou sobrenatural, mas é a razão iluminando nossas ignorâncias de forma direta. Também, no Vedanta não há 'especialistas', porque se trata de uma ciência da razão, e esta é fruto do estudo, dedicação e merecimento. Karma não se forma apenas no falso dizer, mas também no agir-se falsamente. Karma é uma lei bem simples, cuja complexidade está apenas em desenvolver a humildade de primeiramente não se achar de modo algum superior a ninguém. Como nos diz Swami Vivekananda, "Você serve o outro porque você é mais inferior do que ele, não porque ele está embaixo e você está no alto” (ver texto completo sobre Vedanta de Swami Vivekananda). Portanto, a humildade de servir é nosso primeiro aprendizado no Vedanta, assim, nele não há 'especialistas', mas articuladores filósofos, humildes pela sabedoria, que distribuem o conhecimento de forma gratuita (graciosa).
Os textos sobre Karma-yoga - 'yoga da ação ou trabalho' - serão colocados numa sequencia em pequenos lotes de parágrafos, para que o leitor possa ler, meditar e digeri-los. Esperamos que estudantes sérios do Vedanta possam erguer-se iluminar a Filosofia da unidade do Vedanta não-dual.
hari om tat sat.
Krsnapriyananda Swami, gita ashrama,
Porto Alegre,
outono de 2011
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Samsara, a 'roda do karma' |
1.1. O Karma, nos seus efeitos do caráter
A palavra Karma é derivada da raiz sânscrita ‘krit’; “fazer”; todas as ações são Karma. Tecnicamente, esta palavra também significa os efeitos das ações. Em conexão com a metafísica, ela algumas vezes significa os efeitos, dos quais nossas ações passadas foram as causas. Mas no Karma-yoga temos simplesmente a palavra Karma com o significado de ação. A meta da humanidade é conhecimento. Este é único ideal colocado diante de nós pela filosofia Oriental. O prazer não é a meta do homem, mas o conhecimento. O prazer e a felicidade chegam ao fim. É um engano supor que o prazer é a meta. A causa de todas as misérias que temos no mundo e que tolamente os homens pensam que o prazer é o ideal para se esforçarem. Após um tempo, o homem percebe que não é a felicidade, mas o conhecimento, através do qual ele está indo, e que tanto o prazer como a dor são seus grandes mestres, que ele aprende na mesma medida com o bem e o mal. O modo como o prazer e a dor passa diante de sua alma, eles os têm em diferentes imagens, e o resultado destas impressões combinadas é chamado “caráter” do homem. Se você pegar o caráter de qualquer homem, ele é mais do que um agregado de tendências; a soma total das inclinações da sua mente; você irá descobrir que a miséria e a felicidade são fatores iguais na formação do caráter. O bem e o mal têm porções iguais na moldagem do caráter, e em alguns aspectos a miséria é maior mestre do que a felicidade. Ao estudar os grandes caráteres que o mundo produziu, eu ouso dizer, na grande maioria dos casos, se encontrará que foi a miséria que ensinou mais do que a felicidade; que foi a pobreza que ensinou mais do que a riqueza, que foram as bofetadas que trouxeram nosso fogo interior mais do que o louvor.
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fonte: vivekananda.net
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