terça-feira, 27 de março de 2012

HATHA YOGA

HATHA YOGA

Swami Kṛṣṇaprīyānanda Saraswatī

SOCIEDADE INTERNACIONAL GITA DO BRASIL
SANATANA DHARMA BRASIL
GITA ASHRAMA
Porto Alegre, RS - Brasil
2007-2012


Caro Swami Krsnapriyananda Saraswati, minhas reverências, por favor, me esclareça sobre a origem do Hatha-Yoga ... tem a ver com o Tantra e respectivamente os textos Ágamas? Falo sobre o Hatha-Yoga descritos nos textos Gheranda-Samhita, HathaYogaPradipik, Siva Samhita, Yoga Yjanavalkya, Yoga Chudamani Up. ... textos que sempre possuem capítulos sobre Samyama, nada tem a ver com essa coisa física contemporânea.

Deve-se fazer a devida separação didática para compreendermos a ciência do Yoga. Quase sempre, no Ocidente apressado, as informações são jogadas de modo não sistemático, o que permite um bom número de interpretações igualmente apressadas. Há seis Darshanas dentro do Sanatana Dharma, e o Yoga é um deles. os outros são, Vaishesika, a atomística; Naya, a lógica, Samkhya, a analítica, Mimamsa, ritualística, e o Vedanta, a teleologia (finalidade dos Vedas) védica (não confundir com teologia).

O Tantra trata-se, conforme dizem alguns autores, de um conhecimento anterior ao Veda. Em termos de filosofia, os seis Darshanas são, no mais das vezes, metafísicos, sendo que no Vedanta podemos encontrar traços de Dialética, e o Tantra é totalmente dialético.

Genericamente, com este nome "Ágamas" trata-se de um conjunto de escrituras, e estão presentes tanto no Hinduísmo, como no Budismo, e no Jainismo. No Sanatana Dharma, porque é a área que nos diz respeito, Ágama se trata de uma enorme coleção de textos em Sânscrito, e que, junto com os Vedas, por parte de alguns, são considerados Shruti ou seja, desvelações  divinas. Originalmente os Ágamas são o conhecimento e autoridade sobre a ciência do Yoga, bem como da construção de templos. Cada uma das denominações Hindus, a saber: Sivaistas, Vaishnavas, e Shaktistas, possuem seu texto Ágama único. Os Smartas reconhecem os Ágamas, mas os consideram Smriti, e não necessariamente aderem os textos.

Hatha Yoga
O sistema de Hatha Yoga (‘r’ata – como o som do “h” aspirado em “hot” em inglês; + yoga), também é conhecido como “Hatha Vidya”. Diz a tradição que este sistema foi introduzido por Sri Swatmarama, um Yogi do século XV, na Índia, que compilou o Hatha Yoga Pradipika, cuja origem nos é desconhecida. Este tratado de Yoga é uma espécie de memento sobre Asanas e assuntos relacionados ao Darshana do Yoga. Neste tratado, Swatmarana coloca a ciência do Hatha Yoga tendo em vista alcançar o Raja Yoga de Patañjali, e, ao mesmo tempo, purificar o corpo para adequá-lo à prática de elevada meditação. O Sadhana desta preparação é denominado de Shatkarma. Por definição, a palavra Hatha está composta de “rá” e “thá”, tendo o significado de Sol e Lua, respectivamente. A referência aos astros deve-se aos Nadis, ou canais de energia do corpo sutil, porque eles devem estar perfeitamente funcionais em plenitude para que seja possível alcançar o Samadhi, por meio do Dhyana ou meditação, ou seja, preparar para a união com o Supremo. No mais, o conteúdo do Hatha-yoga segue os princípios do Raja-yoga de Sri Patañjali, incluindo os preceitos morais como Yama e Niyama.

Origens do Hatha Yoga
Segundo a tradição, Sri Gorakhnath, um grande Yogi que viveu entre os séculos X e XI, sendo que Seus conhecimentos foram então agrupados no Hatha Yoga Pradipika, no trabalho de Swatamarama. O texto de Swatamarama, no entanto, não se trata de algo novo, porque se deriva de uma séria de outros textos sagrados escritos em Sânscrito. No texto Hatha-yoga Pradipika, também, observamos as experiências próprias do autor, além de muitas orientações que estão no Bhagavad-gita. 

O texto de Swatamarama é importante porque contém informações sobre Shatkarma, Asanas – as posições – Pranayama (no sentido respiratório), Chakras, Kundalini, Bhandhas, Kriyas, Shakti, Nadis, Mudras, entre outros tópicos diversos.

Sem dúvida, a grande influência de Sua Santidade Swami Sivandanda e Seus seguidores próximos, difundiram o Hatha Yoga de modo simples e descomplicado.

Conceitos importantes
Tradicionalmente o Hatha-yoga é um caminho amplo, por isso considerado holístico, porque contêm disciplina moral, exercícios físicos nas posturas dos Asanas, controle da respiração ou Swarayana. Apesar de que no Ocidente a grande maioria se dedica aos Asanas, Hatha Yoga é uma proposta ampla, e inclui profundo respeito e amor por Deus.

Por definição, se costuma dizer que o Hatha Yoga é um dos ramos que enfoca a participação do corpo no desenvolvimento eda pessoa. O outro ramo é o Raja Yoga. Tanto um como outro ramo salienta o Ashtanga Yoga, ou Yoga de oito partes. A diferença principal é que o Raja Yoga, contido nas orientações do Yoga Sutras de Patañjali, dá mais ênfase aos Asanas sentados para a prática de meditação, então temos neste sistema Asanas do tipo, Padmasana (posição de lótus), Siddhasana, pose perfeita; Sahajasana, pose fácil, e Vajrasana, ou pose pélvica. O Hatha Yoga, por outro lado, utiliza muitos outros Asanas, além de colocar o Pranayama como uma técnica respiratória, mas trata-se também de uma técnica de preparação para o Puja, sendo antes exclusiva de Brahmanas, e que não tem a respiração como foco principal, mas a limpeza dos 12 pontos do corpo para a preparação de adoração.

Hata e Raja
Como percebemos “sol” e “lua” tem um significado de polaridades, um represente o calor, e outro o frio; também de macho e fêmea, positivo e negativo, etc. A proposta do Hatha Yoga é então equilibrar estes pares de opostos, tendo em vista manter a mente firme na meditação e no relaxamento. De fato, o objetivo dos Asanas é tão somente preparar o indivíduo para o controle da mente, e assim ficar apto para alcançar o Samadhi no Dyana ou meditação. No decorrer da prática ou Sadhana o Yogi alcança a liberação.

O Yoga de Patañjali é composto de oito ramos, Yama e Niyama, os quais são deveres éticos; Asana, as posturas físicas; Pranayama, o controle da respiração; Pratyahara, tendo em vista recolher os sentidos; Dharana, a concentração; Dhyana, meditação, e o Samadhi, a unidade com Deus. Estes oito passos nomeados por Patañjali são melhor vistos como oito níveis do progresso no caminho do Yoga, cada um deles promove o beneficio para o seguinte, dando o fundamento em oito principais degraus para alcançar o Samadhi.
Alguns estudiosos não classificam o Hatha Yoga como sendo de oito passos, mas de seis, tendo em vista o despertar da Kundalini. Então, os seis passos são: Yama, Niyama, Asana, Pranayama, Mudra (gestos específicos na ajuda da respiração), Nadanusandhana (escutar os sons internos do corpo). Todo o processo culmina com o despertar da Kundalini. Devido a este enfoque, o Hatha Yoga é as vezes chamado de Kundalini Yoga.

Yama e Niyama de acordo com o Hatha Yoga
Yama trata-se de regras morais, ou regras de uma vida virtuosa. Dez dos Yamas estao em numerosas escrituras, incluindo no Hatha Yoga Pradipika.
Os dez Yamas tradicionais são:

1. Ahimsa: abster-se no mais possível de agredir ou danificar qualquer criatura viva, em pensamentos, palavras e feitos. Este é o Yama principal, e de certa forma, os seguintes são resultado deste primeiro;
2. Satya: veracidade em palavras e pensamento (na conformidade dos fatos);
3. Asteya: não roubar, não cobiças e não honrar as dividas;
4. Brahmacharya: conduta divina, continência, ser fiel.
5. Kshama: paciência, realizar o agora;
6. Dhriti: estabilidade, sobrepor a não-perseverança, o medo e a indecisão; contemplar cada tarefa.
7. Daya: compaixão, vencer a insensibilidade e o sentimento cruel para com os outros seres;
8. Arjava: honestidade, retidão, renunciar ao ilusório e à injustiça;
9. Mitahara: moderação do apetite, não comendo nem muito pouco nem em demasia; não consumir carne, peixes, frutos do mar, aves e ovos;
10. Shaucha: pureza, evitar as impurezas do corpo, mente e fala.

 Vendo os Yamas acima, vemos a ligeira diferença entre o Hatha Yoga e o Raja Yoga. Os cinco Yamas de Patañjali foram agrupados como regras morais, sendo eles? Ahimsa, Satya, Asteya, Brahmacharya, e Aparigraha; os cinco Niyamas, ou disciplinas pessoais incluem, Saucha, pureza; Samtosha, contentamento; Tapas, austeriade; Svadhyaya, estudo, e Ishvara-pranidhana, devoção ao Senhor.

Os Asanas do Hatha Yoga
Os Asanas mencionados no Hatha Yoga Pradipika têm em vista auxiliar e remover os bloqueios nos corpos: físico, sutil e causal. As posturas foram alcançadas por meio de meditação realizado por Yogis avançados. É dito que o desenvolvimento natural da Kundalini desperta o entendimento destas posturas ou movimentos, durante a meditação, também chamados de Kriya (atividades). No Yoga Sutras de Patañjali, os Asanas se encontram no terceiro degrau dos oito passos.

No ocidente, devido a natural deformação do entendimento filosófico, Hatha Yoga é conhecido como postura ou Asanas, em detrimento da sua profunda filosofia moral e ética.

Pranayama
O Pranayama quer dizer “controle do Prana”. Ele é praticado pelos sacerdotes antes de uma oferenda, sendo composto por vários procedimentos como aspergir água, Mudras ou gestos nos pontos do corpo tendo em vista purificá-los, e recitaçao de Mantras. Mas no Ocidente se popularizou chamar de pranayama os exercícios respiratórios (Swarayama). A palavra “prana” significa “força vital”, e Ayama, prolongar ou regular. Portanto, Pranayama tem em vista regular ou controlar a força vital Prana. Há duas formas importantes na respiração no que diz respeito ao controle respiratório: Rechak, exalação do ar, e Pural, inalação do ar. Também há o Kumbhak, que é a retenção que é feita dos dois estágios. O controle respiratório tem em vista alcançar o controle mental, bem como melhorar o desempenho físico. Nos primeiros momentos os exercícios são suaves e não requerem muito conhecimento, mas na medida em que se avança na ciência do controle do Prana é necessária a ajuda de alguém devidamente experiente. Os escritos advertem que uma prática sem a orientação do Guru ou mestre espiritual pode geral resultados como neurose, problemas adrenais, insanidade e até mesmo a morte.

Como praticar Asana Yoga
Alguns passos devem ser levados em consideração antes de iniciar uma prática de Yoga. Vamos listar abaixo, conforme orientação usual:
1. Beber um copo de água fresca antes de iniciar a prática de Asanas;
2. O estômago deverá estar vazio. Os Asanas devem ser realizados cerca de 8 horas depois das refeições; duas horas depois de um copo de leite, e uma hora depois de comer uma fruta;
3. é melhor realizar Asanas pela manhã, bem cedo. Outra hora é no entardecer;
4. Alimentos muito calóricos, secos, quentes, ou em demasia devem ser evitados;
5. Força e pressão não devem ser usadas na prática de Asanas;
6. Não se deve tomar banho frio depois dos Asanas;
7. A respiração deve ser controlada, e no mais das vezes ser realizada pelas narinas. Os benefícios dos Asanas aumentam com a prática do Pranayama.
8. Se o corpo está tenso, então deve realizar Shavasana;
9. Os Asanas devem ser realizados numa sala limpa e clara, bem como bem-ventilada. A atmosfera deverá ser pacífica;
10. Leves exercícios físicos (Asanas dinâmicos), devem anteceder os Yogasanas, Pranayamas e meditação; está é a seqüência recomendada;
11. Yogasanas, especialmente as invertidas, devem ser evitadas durante a menstruação;
12. Durante a gravidez, após os primeiros três meses, exercícios que pressionam o ventre devem ser evitados, bem como posturas invertidas, principalmente no terceiro semestre.

Conclusão
Hatha Yoga tem um grande valor no "reajuste" que se fazia necessário para o dualismo de Patañjali. A visão do Advaita Vedanta, apesar de no princípio parecer mais difícil de ser compreendida, é a que permite uma explicação para a unidade do todo, na Sua aparente diversidade. Quando Sri Patanjali propôs o Samadhi ele deixou o entendimento que o contemplador e o contemplado se tornam um só, mas apesar desta afirmação, há um contemplador e há um contemplado, portanto, há o Jiva e o Purusha sendo distintos um do outro e colocados frente a frente. O esforço de Patañjali de remover ao dualismo não foi suficiente, de modo que Swatmarana propõem um método muito mais dinâmico, e ao mesmo tempo centrado, para que o Yogi alcance a liberação. Apesar de conter menos aspectos de Bhakti do que o texto clássico do Raja Yoga, Hatha Yoga Pradipika contempla boas passagens que estão no Bhagavad-gita, principalmente as que se encontram no capítulo seis daquela obra magnífica. A confusão entre Hatha-yoga e Tantra pode ter nascido do fato de chamá-lo de Kundalini Yoga. Como é dada grande ênfase a Shakti no Tantra, então é provável que os conceitos possam ter se misturado. No entanto, Yoga e Tantra são escolas diferentes, às vezes até mesmo distintas. O primeiro grande aspecto que distinguimos ambas diz respeito ao Ser ou Atma. Enquanto no Yoga o Atma é perene, imóvel, intocável, no Tantra o Atma é algo dinâmico, que está sempre sendo. No Yoga, a filosofia tem um cunho metafísico forte, onde o indivíduo deve realizar o Ser passo a passo, mas no Tantra o Ser é dinâmico e a realização pode ocorrer imediatamente. Estranho que parece, as duas escolas se complementam, mesmo porque na atual era que vivemos, ou Kali-yuga, o tempo para realizar determinados passos está curto, e mesmo uma longa jornada em direção a realização parece não alcançar mais as expectativas daqueles que buscam alcançar o transcendente.

Que possamos todos ter as bênçãos do Guru na nossa caminhada, e que a Divina Kundalini nos dê bênçãos e Ananda.

Hari OM Tat Sat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.